Semana do Editor no RPGenesis: Shinigami, Contos dos Deuses da Morte e One Shot

De 6 a 12 de agosto, aconteceu a semana do editor do RPGenesis 2012. O objetivo era que cada participante pudesse rever, traduzir, expandir, adaptar, simplificar, criar novos cenários, campanhas, ambientações, regras ou material de demonstração, para um RPG que já exista (com as devidas permissões dos autores, quando for o caso). Nesta semana, dois jogos apareceram: One Shot, usando o sistema FATE e Shinigami, jogo criado pelo jogador sonhador Ricardo Tavares.

Shinigami: Contos dos Deuses da Morte – neste jogo, os jogadores entram em um mundo não muito diferente do nosso, sem magia ou dragões, ou gadgets tecnológicos futuristas. Contudo, ao contrário dos jogos tradicionais, onde a morte, como na vida, representa o fim da jornada do personagem, em Shinigami ela é apenas o começo.

Ele foi apresentado pela primeira vez no RPGenesis 2010, e foi usado para arrecadar fundos para a Cruz Vermelha Japonesa, devido ao Tsunami que ocorreu em 2011. De lá para cá o material foi aprimorado e expandido. O ponto mais importante da trama, logo no início do jogo, é a morte dos jogadores e sua transformação em ceifeiros de almas a serviço da Morte. Mesmo que este pareça um plot um pouco tenebroso para um jogo, o texto é leve e a ambientação leva mais para o lado “heróico” dos ceifeiros, superando suas frustrações e lidando com seus amores perdidos (lembra muito alguns mangás).

Para quem quiser jogar, o autor publicou um cenário introdutório chamado Contos de Hiroshima, ambientando em uma das cidades que foi devastada por uma bomba nuclear americana durante a 2a Guerra Mundias (a segunda foi Nagasaki). Hiroshima convive com as marcas do ataque até hoje e serve como pano de fundo para mostrar a tragédia que dará o início ao jogo. Para fazer o download do cenário, basta clicar aqui.

Pequena correção: corrigindo este post, o que foi utilizado na Semana do Editor não foi propriamente o jogo, mas um conto do Júlio Matos, do Botequim do Jogos e do blog Zeokang Studio. O conto se chama “O Primeiro”, e está ambientado no universo de Shinigami. Para ler o conto clique aqui.

One Shot: este jogo foi enviado no evento do ano passado, pelo Guilherme Korn, do blog Voo da Fênix, e usa o sistema FATE, o mesmo de Espírito do Século. Logo, para quem já conhece, não é necessário aprender um monte de regras novas. O subtítulo do jogo entrega a ambientação: um jogo de narrativa violenta sobre cowboys apocalípticos e zumbis radioativos. Um monte de clichês do cinema misturados, como isso poderia não dar certo?

Em um futuro desolado, violento e com escassos recursos devido a evolução da sociedade, o mundo é um grande deserto, com pequenos grupos esparsos de pessoas; o que restou da civilização. Além disso, após um evento conhecido como o Clarão, tudo tornou-se radioativo (até mesmo o núcleo do planeta, dizem alguns) o que fez aparecer as mais estranhas e perigosas mutações. Se dentro das cidades sem lei de metal retorcido os sobreviventes não estão seguros, no deserto radioativo existe algo muito pior: zumbis. Os personagens jogadores interpretam cowboys (ou garotos-vaca, segundo um professor :P), homens de espírito livre que estão além da lei, e perseguem aventuras por este deserto apocalíptico, independente de seus perigos.

Além disso, há um prêmio no blog (um cupom de desconto na loja da Retropunk), para quem encontrar os easter eggs (não são ovos de Páscoa!) referentes a cultura nerd escondidos no livro (mais informações no post original; pelos comentários ainda existe um cupom de desconto!). O download do livro pode ser feito aqui.

Anúncios

2 comentários

  1. Por acaso, sob a alçada da Semana do Editor não está propriamente o cenário introdutório “Contos de Hiroxima” mas sim um conto do Júlio Matos, do Botequim do Jogos e do blogue Zeokang Studios, entitulado “O Primeiro” e que é baseado no “Shinigami: Contos dos Deuses da Morte”. Podem lê-lo aqui: http://www.garagemrpg.com.br/forum/rpgenesis-2012-semana-do-editor-shinigami-contos-dos-deuses-da-morte

    De qualquer modo obrigado pela atenção e divulgação. 🙂

    Curtir

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s