A Aventura do Caboclo Bernardo

Divulgado originalmente na Spell:

Durante anos alguns dos membros da administração e usuários da Spell aplicaram de forma voluntária e profissional o RPG como instrumento de educação.

Agora, após anos de aplicação da ferramenta, foi desenvolvido o Primeiro RPG dedicado a uma figura histórica nacional a ser apresentado como instrumento de educação ambiental e desenvolvimento cultural que conta com a participação de empresas especializadas em aplicação de projetos sociais e empoderamento lúdico, profissionais com anos de conhecimento sobre RPG e com o apoio da maior empresa do país, a Petrobras.

Para este piloto de aplicação de um RPG e de um Card Game completamente desenvolvidos para ter como principal personagem um herói nacional, o estado do Espírito Santo foi escolhido por estar recebendo um dos maiores empreendimentos da Petrobras no Brasil, a UFN4 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 4)

E para nos ajudar a aplicar este projeto convidamos o pessoal dedicado do RPG na Ilha, uma galera que mantém vivo o RPG no Estado do Espírito Santo através de encontros mensais e muita amizade.

Agora, é fazer rolar os dados e voarem as cartas!

A AVENTURA DO CABOCLO BERNARDO

Caboclo Bernardo é como ficou conhecido Bernardo José dos Santos, morador da Barra do Rio Doce, hoje conhecida como Regência, cuja bravura foi decisiva para o salvamento de mais de 100 vidas.

Em 1887 o navio Imperial Marinheiro foi designado para mapear o a região de Barra do Rio doce e traçar toda a carta náutica da costa norte do Espírito Santo. Naquela época, um grande número de embarcações que naufragava ao se chocar com os recifes submersos.

Foi em setembro daquele ano que o Imperial Marinheiro, cumprindo sua missão, encalhou na Barra do Rio Doce durante uma violenta tempestade. Dos marinheiros abordo, entre eles heróis de guerra e homens muito experientes, alguns se lançaram ao mar e, após muita luta, chegaram na praia.

Foi dessa forma que a vila toda tomou conhecimento do ocorrido. Os pescadores viam ao longe o navio que submergia, o mar bravio e os marinheiros em perigo. Quando todos achavam que não havia o que fazer, o Caboclo Bernardo surgiu para ajudar. Com uma corda amarrada na cintura, lutou várias vezes contra as ondas e os ventos para tentar chegar até o barco sem sucesso. Sem nunca desistir, foi apenas na quinta tentativa que atingiu seu objetivo e levou a corda até o navio.

Com a ajuda da corda levada pelo Caboclo, 128 homens conseguiram chegar em segurança em terra. Infelizmente, quatro marujos morreram afogados mesmo com todos os esforços envolvidos.

Caboclo Bernardo foi homenageado posteriormente no Rio de Janeiro, onde recebeu a medalha Primeira Classe da própria Princesa Isabel. No Paço de São Cristovão recebeu honras de diversos nobre e ministros, Bernardo foi declarado de Herói da Marinha Brasileira.

Uma boa história pode ser contada de várias formas!

É para essa experiência que convidamos você para participar. A consagrada aventura do Caboclo Bernardo, maior herói nacional do Espírito Santo, já é conhecida e lembrada em diferentes eventos do calendário de diversas cidades capixabas. Neste encontro, a história será contada de maneira nova e divertida, com jogos e brincadeiras para desafiar sua imaginação e habilidades.

Através do RPG, um jogo de contar histórias em grupo e resolver desafios, os participantes poderão representar os personagens que participaram da aventura ajudando o Caboclo Bernardo em seu salvamento. Uma equipe especializada de agentes está pronta para conduzir o público neste jogo que estimula a criatividade, a organização do grupo e seu poder de resolver problemas.

Apresentamos também um jogo de cartas especial para este evento onde os jogadores deverão cooperar para usar seus recursos da melhor maneira possível para garantir o salvamento dos marinheiros. O jogo ainda apresenta um elemento surpresa! Um dos jogadores secretamente será um traidor a sabotar a missão. Cabe aos jogadores descobrir quem ele é e cuidar para que não atrapalhe o Caboclo Bernardo em sua aventura.

O evento é gratuito e todos os participantes poderão levar os jogos para casa. Dessa forma,  podem prosseguir com a aventura depois do evento e apresentar novas formas de contar a história do Caboclo Bernardo para seus amigos, pais e professores.

Saiba quem foi o Caboclo Bernardo, conheça as Regras e os detalhes do jogo e do Card Game desenvolvidos para estes eventos e viaje nesta aventura!

SITE OFICIAL – http://www.caboclobernardo.com.br/

Anúncios

2 comentários

    1. Estamos aqui para o que precisarem de ajuda na divulgação, é só avisar! Aproveitando, como consigo uma cópia impressa ou em pdf do jogo? Estou trabalhando com o uso dos RPGs no ensino de física e sempre gosto de conhecer outras iniciativas!

      Curtir

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s