Dungeon! – D&D de Tabuleiro

Qual jogador de RPG nunca ouviu alguém dizer: “Ha, você joga RPG de tabuleiro…”.  Depois de jogar por algum tempo, qualquer jogador sabe que o tabuleiro é só um acessório para auxiliar na sessão e não é nem de longe necessário.

Mas esta afirmativa não é verdade para Dungeon!, o boardgame de D&D. Ele é muito similar a Dungeons & Dragons, mas com regras mais simples, adequadas a um jogo de tabuleiro. Nele, os jogadores exploram uma masmorra, dividida em níveis de dificuldade, lutando contra monstros e encontrado tesouros (mas diferente dos RPGs, este jogo não é cooperativo). Cada classe de personagem tem uma habilidade diferente, que pode auxiliar na exploração, e as situações de combate são resolvidas com jogadas de dados. O vencedor é aquele que consegue juntar mais tesouros e voltar a entrada da dungeon.

Ele foi lançado em 1975 pela TSR, com diversas revisões em 1980, 1981, 1989 e 1992, que adicionaram mais regras, habilidades e classes de personagens. Em 2012, a Wizards of the Coast lançou uma nova edição do jogo. O tabuleiro e as regras básicas pouco mudaram das edições anteriores, sendo que as novas características do jogo estão na classe dos heróis: Rogue, Clérigo, Guerreiro e Mago (nas edições anteriores, eram Elfo, Herói, Super-Herói e Mago).

O manual de regras pode ser obtido gratuitamente no site da produtora, e o jogo pode ser comprado por $19,75, na Amazon.

Anúncios

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s