Sonda espacial Cassini descobre um grande sistema de rios em outro planeta

Rios de TitãA foto ao lado foi obtida pela sonda espacial Cassini, e mostra o que parece ser um grande sistema de rios em Titã, uma das luas de Saturno. Segundo a Agência Espacial Européia (ESA), ele corre por cerca de 400 km na superfície do satélite, até  encontrar um grande mar.

Muito provavelmente, este sistema de rios não é feito de água, mas de etano ou metano líquidos. Além disso, observações anteriores da Cassini mostram a formação de lagos sazonais, indicando que os rios de Titã apresentam a formação de afluentes, exatamente como acontece na Terra.

De acordo com a ESA, os cientistas deduziram que o rio é formado por um líquido, pois ele se mostra escuro na imagem obtida com o radar de alta resolução da sonda. Além disso, há alguns meandros mais curtos, relativamente próximos ao vale dos rios, que seguem o traçado de pelo menos uma das falhas da superfície, da mesma forma que outros grandes rios na margem sudeste do mesmo mar observado em Titã.

Estas falhas – fraturas na superfície rochosa de Titã – podem não implicar em tectonia, como acontece na Terra, mas podem levar a formação de bacias e talvez, de gigantescos mares.

Titã é o outro único mundo conhecido que apresenta a formação de líquidos estáveis em sua superfície, mas na lua de Saturno, o ciclo hidrológico envolve hidrocarbonetos como o etano e o metano, até mesmo com a formação de chuvas, detectadas pela Cassini em meados de 2010, em algumas áreas que se tornaram mais escuras subitamente.

Especula-se que o fluído dos rios de Titã deve ser viscoso como óleo, ou até mais. Mesmo neste ambiente cheio de hidrocarbonetos, como o metano líquido (que são inflamáveis tanto em sua forma gasosa, quando na líquida, a alta pressão) não existe a possibilidade de um grande incêndio se espalhar pela superfície, já que não há oxigênio presente na atmosfera do satélite.

Anúncios

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s