Cachorros Samurais no Quero Jogar RPG 26

Divulgado pelo autor, Alan Silva, via lista de e-mails:

Olá, gostaríamos de anunciar como foi o evento do Quero Jogar RPG #26 – Uma jornada inesperada realizado no dia 16 de Dezembro de 2012 de 13:00 às 18:00 no Centro Cultural da UFMG próximo a Praça da Estação em Belo Horizonte, Minas Gerais. Parabenizo todas as pessoas envolvidas neste processo direta e indiretamente. Desde Abril deste ano, sinto-me honrado em participar. O último encontro do ano fechou com chave de ouro.

Eis que surgiu a oportunidade de narrar Cachorros Samurais e novamente honrar a regularidade (presença) e explorar artifícios para agregar ainda mais a experiência do jogo. Adquiri cumbucas de petiscos em forma de tigela. O foco é para que os jogadores armazenarem seus biscoitos neste recipiente. Foi interessantíssimo e muito atrativo. Aprendi que o visual consegue seduzir e convidar interessados a participarem da mesa. Nos próximos encontros tentarei usar mais manobras para valorizar mais a mesa.

Antes de iniciar o jogo utilizei as dicas do Ron Edwards sobre Agenda Criativa. Mas claro que não fui explícito com os participantes. Salpiquei perguntas interessantes durante o bate-papo informal sobre “O que te trouxe aqui neste evento?”, “Porque você joga RPG?”, “O que gostaria de ter como experiência de jogo em Cachorros Samurais?”. De acordo com as respostas iniciei o processo de elaboração/improvisação da aventura. Agora eu poderia alinhar os objetivos dos jogadores com a proposta do jogo. Nunca me senti tão confiante. Esta é a minha frase que resume após usar agenda criativa. Não tem ferramentas, folhas, apenas um texto na internet e a sua coragem de realizar perguntas fundamentais. Apenas isso.

Quando iniciei a aventura – Os Piratas da Manchúria – os jogadores foram forçados a explorar suas condutas. Todos, sem exceção se destacaram e começaram a moldar a segunda cidade oficial do jogo. O interessante é que mesclei ambientes de filmes famosos para aproximarem os jogadores da interação lúdica: Os Piratas do Caribe, Kung-Fu Panda e Era do Gelo 4 e Senhor dos Anéis. Bastantes referências foram usadas pelos jogadores e por mim.

Aconteceram apenas 2 combates e bastante interpretação, que é o ideal em eventos. O jogo durou 2 horas e 15 minutos. Meta de tempo médio estipulado. Porém, tenho algumas considerações que já estão sendo analisadas após a apuração.

Vantagens:

  • Testei com jogadores menores e maiores que a faixa etária estipulada para a meta do jogo. E todos trabalharam muito bem em conjunto.
  • Agenda criativa fez um diferencial para a integração e sintonia do grupo.
  • Os biscoitos ainda são um recurso visual para chamar bastante à atenção de pessoas que não conhecem o jogo.
  • Sugestões de melhoria foram anunciadas para os jogadores. Todas são coesas e serão analisadas para a versão final.
  • A lista de contatos foi ampliada.
  • Novo NPC foi inaugurado. O mestre da arte culinária em fazer biscoitos o chefe Roki.
  • A imersão do jogo e a aprendizagem do jogo foram muito fáceis. A unificação do sistema continua consistente do jeito que queria.

Desvantagens:

  • O código de conduta não teve importância. Faltaram elementos de conflito para a sua evocação.
  • O papel do Lobo deveria ser mais maligno. Causar o caos e a discórdia entre o bando.
  • Mecanicamente o número 6 deverá provocar o erro do personagem sob qualquer circunstância.
  • Não permitir que os atributos cheguem ao valor máximo.
  • Ter mais elementos que utilizam as proteções naturais.

Sobre a versão oficial de Cachorros Samurais:

O jogo já está em processo final. O trabalho está bastante árduo, aos poucos o jogo está sendo polido e testando que é o fundamental. Toda a equipe envolvida está querendo que o jogo seja entregue além de todas as expectativas. Mesmo assim faço um pedido a todos. Que aproveitem as férias de Dezembro e Janeiro e joguem Cachorros Samurais. Existe um material completinho no nosso site para baixar e gratuitamente. Só irá gastar 20 minutos do seu tempo para ler, no máximo 2 horas para jogar e por fim uns 30 minutos para relatar um e-mail sobre sugestões.

Realizando aí a média. Tu vai gastar 3 horas de seu precioso tempo de vida para ajudar a contribuir um sonho que não é só meu, mas como de outras pessoas que querem que o jogo esteja em mãos, pronto para ler e jogar. É válido todo o processo, além disso, terá a oportunidade de agregar mecânicas no jogo e ter um contato direto com o autor.

O próximo passo.

Após fecharmos o procedimento de apuração de opiniões dos playtesters é ir para a versão final. Em seguida revisar as recompensas que foram elaboradas para o financiamento coletivo. Logo após uma estrutura de campanhas será elaborada testando todas as mecânicas e opções do jogo até cumprir o grande objetivo. O número total está em torno de 6-8 aventuras a princípio, mas esse número tem um risco enorme de variação.

E por fim, manter a regularidade de presença sobre o jogo em todos os eventos de jogos, anime/mangá e outros que disponibilizem espaço para jogar. Tentarei dar um passo maior: é uma ação em um final de semana para promover o jogo em grandes praças ou parques das cidades da região. Ação bastante válida para somar o RPG na vida das pessoas e arriscar a reação de um novo público do qual pretendo atingir.

Não deixem de curtir a página do estúdio House Rules e dos Cachorros Samurai pelo Facebook para acompanharem as novidades. Todas as fotos do evento estão concentradas por lá! Agradecimentos especiais aos discípulos: Pedro Sena, Bruno Francisco, Leonardo Veronez, Leandro Costa e Edson Gabriel.

Abraços.

Cs-qjrpg26-001 Cs-qjrpg26-002 Cs-qjrpg26-003 Cs-qjrpg26-004

Anúncios

2 comentários

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s