Por que publicar livros e revistas de RPG em ebook, uma análise usando o Mundo de Masmorras

giphy

Este post foi abduzido! Alienígenas de uma outra dimensão usaram um sofisticado plugin de teletransporte e o levaram até sua nova morada, meu novo e definitivo blog autoral, o blog do Chico Martellini.

Mas não se preocupe, pois você não precisa de uma espaçonave para lê-lo, basta clicar no link abaixo ou copiar e colar o conteúdo do endereço na barra de seu navegador:

http://chicomartellini.com.br/2013/04/28/por-que-publicar-livros-e-revistas-de-rpg-em-ebook-uma-analise-usando-o-mundo-de-masmorras/

Quer entender por que eu criei um novo blog? A resposta para esta pergunta está aqui.

Espero você por lá! Alllons-y!

Chico Martellini

Anúncios

6 comentários

  1. Excelente trabalho Francisco! Estive a experimentá-lo no iBooks do iPad 2 e funciona lindamente. Aliás este vai ser o formato que vou usar sempre que usar apenas o tablet para mestrar o Mundo de Masmorras.
    Também acho que os formatos dinâmicos com estes do ePub e MOBI e até o HTML5 são o futuro devido à sua universalidade mas parece que só serão adotados quando forem igualmente utilizados os software original que diagrama os livros. A ver se esse futuro chega depressa. 🙂
    De qualquer modo obrigado pelo excelente trabalho. 😉

    Curtir

  2. Gostei bastante do texto Francisco. Ando lendo cada vez mais e-books, e embora o resultado gráfico fique menos atrativo no RPG em formato mobi ou epub do que no pdf, a leitura torna-se mais fácil e fluida.

    Testei o teu arquivo mobi tanto no kindle para pc quanto no Kindle mais básico vendido pelo Ponto Frio e em ambos funcionou tranquilo!

    Qual solução você usou para as tabelas? Fiz a mesma coisa com o pocket Dragon (tá no dropbox da lista do OD, inclusive), mas como não consegui algo satisfatório com a tabela, acabei transformando em listas, e não fica a coisa mais bonita do mundo, hehe.

    Curtir

    1. Transformar tabelas em lista acho que só vai ficar satisfatório quando forem poucos dados, Paulo. A solução que encontrei foi inserir a tabela em JPEG mesmo (é a única tabela do Mundo de Masmorras :)), mas quando você clica para ampliar e ela ocupa a tela inteira, em uma tela de 7 polegadas, não é necessário aumentar mais, sendo possível consultá-la. A grande questão é que tabelas grandes demais apresentam problema até mesmo em artigos científicos que tem de dividir os dados. Acredito que tabelas no tamanho desta podem ser uma boa solução para livros de RPG, facilitando a consulta e aproveitando o conforto da leitura em e-book.

      Não sabia do PD em e-book, vou lá dar uma olhada. Muito bom! 🙂

      Eu ia fazer a diagramação do Old Dragon Fast Play, mas devido ao número de páginas e pelo PDF não preservar as quebras de linha, preferi usar um jogo com menos páginas inicialmente.

      Curtir

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s