Planeta Droga para Fiasco - Capa

Planeta Droga – A luta contra as drogas trazida aos jogos de RPG!

Planeta Droga para Fiasco - Capa

Planeta Droga é um cenário para o RPG Fiasco bem diferente.

Primeiro, porque é uma homenagem inspirada na vida do irmão de seu autor, na luta contra a dependência, ajudando na divulgação da segunda edição de sua biografia homônima, que teve a primeira tiragem indie esgotada, como um cult instantâneo no circuito literário underground de Belo Horizonte.

Segundo, Fiasco é um jogo sobre ambições desmedidas e descontrole, quase como o Planeta Droga, mas que definitivamente NÂO é um cenário sobre ambições desmedidas. Por que?

Nas palavras do autor:

Bom… A rotina de um dependente é feita de pequenos desafios cotidianos.

Quem luta pela recuperação busca coisas triviais como comparecer de cara limpa a uma festa de família, convencer um ente querido de que ainda pode mudar, recuperar um dom, um talento ou o tempo perdido.

Outros dependentes, de idéias menos nobres, querem mesmo é so dar um tiro com discrição sem quebrar o SURSIS, descolar uma receita azul para comprar seu xarope ou cuidar da saúde de suas ervas na estufa do armário sem ter o apê invadido por um bando de PM truculentos.

Enfim, nada de ambições desmedidas aqui. E é por isso pode dar tudo tao errado…

Basta voce topar com aquele brother das antigas ainda cedo pela manhã, a caminho do trabalho, para que à alta madrugada voce se encontre sem dinheiro no bolso, sem rumo certo e com uma fissura monstruosa te corroendo por dentro.

Se Fiasco é sobre pessoas sem controle na busca de ambições, Planeta Droga é um cenario sobre pessoas sem ambições em busca de controle. E um pouco de paz…

Lançado a alguma semanas no grupo RPG Indie do Facebook, Planeta Droga foi um jogo que chamou minha atenção, por sua ideia simples e profunda.

A algum tempo tenho pensado sobre a responsabilidade social que temos como jogadores mais velhos, formadores de opinião, além de discutir problemas sociais como as questões de gênero e racial. Especialmente em eventos de RPG, onde a faixa etária dos visitantes é composta por uma grande maioria de pessoas mais jovens, e o Planeta Droga se encaixa perfeitamente com esta preocupação, afinal, é uma forma lúdica de levar um problema tão grave para escolas e organizações que ajudam dependentes químicos e quem sabe, ajudar em sua recuperação (talvez eu esteja sendo um pouco utópico aqui :)).

E a coragem do autor em superar o status puramente lúdico dos jogos de RPG e de seu irmão em mostrar um problema que enfrentou de cara limpa e aberto as críticas de uma sociedade que pode ser muito intolerante, não passaram despercebidos: devido a boa recepção do jogo no Facebook, a Retropunk Game Design decidiu publicá-lo, com direito a uma sessão inaugural pelo Google Hangout, com data a ser definida. O lançamento está marcado para 16/09 e o hangout ocorrerá no mesmo dia às 22:00 hs.

A versão beta pode ser obtida gratuitamente neste link:

http://www.mediafire.com/?c77ouif2m9dhuok

Uma excelente notícia e um grande jogo, que recomendo não deixarem de ler!

Atualização em 12/09/2013: o Rafael e a Retropunk confirmaram a página do evento no Facebook, para o Hangout de lançamento:

https://www.facebook.com/events/428102467308393/?ref=2

No dia do evento, o link para acompanhar a sessão de jogo ao vivo será disponibilizado nela, por isso não deixem de acompanhar e aprendam a jogar Fiasco, com a estreia do Planeta Droga!

Ficha Técnica:

Título: Planeta Droga
Autor: Rafael Pinheiro Costa
Sistema de Regras: Fiasco (publicado pela Retropunk Game Design)
Baseado em: Planeta Droga de Daniel Malard
Formato: PDF | 22 páginas
Data de Publicação: 01 de Setembro de 2013
Dimensões: A4 (210 x 297 mm) | 718 kB

Anúncios

2 comentários

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s