Lost Dice em eBook

Análise da Produção do eBook: Lost Dice – Guia de Construção

giphy

Este post foi abduzido! Alienígenas de uma outra dimensão usaram um sofisticado plugin de teletransporte e o levaram até sua nova morada, meu novo e definitivo blog autoral, o blog do Chico Martellini.

Mas não se preocupe, pois você não precisa de uma espaçonave para lê-lo, basta clicar no link abaixo ou copiar e colar o conteúdo do endereço na barra de seu navegador:

http://chicomartellini.com.br/2013/09/22/ebook-lost-dice/

Quer entender por que eu criei um novo blog? A resposta para esta pergunta está aqui.

Espero você por lá! Alllons-y!

Chico Martellini

Anúncios

3 comentários

  1. Olá Chico,
    Só um detalhe quanto as limitações de Mobi e Kindle Format…

    Não sei especificamente quanto ao Mobi, mas o Kindle Format permite, sim, fontes customizadas e outros aspectos visuais como “pano de fundo”.
    Eu sequer sabia disso até obter o Shotgun Diaries, da RedBox, para Kindle. O livro é muito fiel ao PDF, com a mesma fonte e fundo (apenas os desenhos ficaram um pouco ruins por não estarem com fundo transparente), e isso no meu Kindle 4. O detalhe é que o usuário deve selecionar para usar a fonte da editora nas configurações do livro (onde há opções de tamanho de fonte e orientação da tela).

    Curtir

    1. Obrigado por comentar, Paulo!

      O formato da Amazon usado nas compras da loja é o AZW que é uma variação do Mobi. Mas só é possível distribuir este formato pela loja virtual da Amazon, devido a política da loja.

      Por isso normalmente quem deseja distribuir livros para o Kindle sem usar a estrutura da loja usa o Mobi, que infelizmente possui a limitação da fonte embutida.

      Curtir

      1. Uma correção da minha resposta anterior, pois me equivoquei em alguns pontos: estive verificando no fórum do KDP e o AZW nada mais é do que o Mobi ou o KF8 com a extensão trocada, e ele é usado como padrão de distribuição pela Amazon. O que acontece é que os modelos mais antigos do Kindle não reconheciam o AZW sem DRM, aí ele tinha que ser usado como Mobi e por isso, muitas editoras americanas usam o Mobi, por que a quantidade de aparelhos antigos nos EUA é grande.

        A informação do Paulo Diovani procede, no sentido de que encontrei diversos relatos sobre a existência de alguns livros no formato Mobi que aceitam fontes embutidas, mas verificando as especificações do formato e fóruns de desenvolvimento de eBooks, o consenso é que ele não aceita fontes embutidas. Talvez haja alguma modificação que devo fazer no código (como no caso da remoção do sublinhado dos hyperlinks para o Mobi, que não funciona pelo HTML) para que isto funcione, mas tenho de pesquisar mais.

        Quanto as imagens de fundo, é possível usar, mas normalmente cada aparelho ou software lida com ela de uma forma e neste caso, pode ser que ela fique deslocada, saindo da tela (mesmo que não tenha acontecido no Kindle; o ePub do Old Dragon mesmo está com imagens quebradas no Kobo, por exemplo), para evitar este tipo de problema, usa-se um eBook estático, onde a posição da imagem pode ser claramente definida. Ainda estou estudando o ePub3, pois quero entender a base muito bem e ver até que pontos os principais softwares de leitura aceitam suas especificações, mas talvez isto possa ser resolvido com o suporte a SVG do formato.

        Em relação a configuração de uso da fonte do editor, ela não existe no Kindle para Android onde testei, pois possuo um Kobo Glo como eReader (tenho planos de investir em um Kindle também para testes, mas não é o caso agora), logo a fonte tem de ser “forçada” no código.

        Muito obrigado pelo feedback, Paulo!

        Curtir

Qual é a sua opinião a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s